WEB BLOG
this site the web

Célia Sampaio na Wikipédia

Célia Sampaio (São Luís do Maranhão, 30 de março de 1964), é uma cantora e compositora de reggae.

Biografia

Cresceu no Bairro da Liberdade, uma região de classe baixa, formou-se em enfermagem, também produz corte e costura ligados elemento Áfricanos.

Em 1984, Célia Sampaio começou a cantar no Bloco Afro Akomabu, primeiro bloco afro do carnaval do Maranhão. Ilê Aiyê e Filhos de Gandhi, ambos da Bahia foram suas primeiras experiências com a música.

Também fazia parte do corpo de baile da Companhia Barrica ao lado da também cantora maranhense, Rita Ribeiro.

Era a única mulher a integrar a banda Guethos, a primeira banda de reggae a tocar no palco do Teatro Arthur Azevedo, um dos antigos do Brasil, que fica na Cidade dos Azulejos na capital do Maranhão.

Fez apresentações na Alemanha, e também no Estado do Pará. Atuou como Backing Vocal de cantores de reggae internacional, tais como, Erick Donaldson e Judy Boucher.

Em 1999, partiu para a carreira solo abandonando a banda de reggae, e integrou o Projeto Nordeste, fazendo a abertura do show de Rita Ribeiro no Sesc-Pompéia, no Estado de São Paulo.

Esse show foi importante para a divulgação de sua carreira, com ele ganhou visibilidade diante de outros artistas da música brasileira, como: Virginia Rodrigues, Mestre Ambrósio,Leci Brandão, Chico César e Nação Zumbi.

Em 2000, Célia lançou seu primeiro CD solo intitulado "Diferente", composição de Zé Lopes e que dá nome ao disco. O cd ainda trazia composições de Paulinho Akomabu, Alê Muniz, Mano Borges e outros compositores maranhenses já reconhecidos no estado. Este disco, deu à Célia Sampaio, o prêmio Universidade FM, prêmio importante da música maranhense. Seus maiores sucessos são todos de um compositor maranhense chamado Paulinho Akomabu, no Reggae a música Black Power e no afoxé Ayabá Raianha.

Outras participações

Participou de discos de cantores como Zé Lopes, das bandas de rap, Clã Nordestino e Banda Reação, do bloco afro Akomabu, da Universidade FM, do cd do MST, interpretando a música Passamento (Joãozinho Ribeiro) e outros. Célia também já vez backing vocal pra cantora maranhense e sua amiga, Rosa Reis.

Sua trajetória na música maranhense e brasileira lhe valeu o título de "Dama do Reggae!", porque num periodo onde somente homens se destacavam nesse estilo músical, Célia Sampaio surgiu ao soltar sua.

No ano de 2009, Célia Sampaio participou do show S.O.S. Maranhão realizado pela cantora Alcione, sua conterrânea, que foi um movimento solidário para com as pessoas que tiveram suas casas devastadas pelas chuvas no Estado do Maranhão.

Discografia própria

  • Diferente,2000
  • Oyá,2009.
 

W3C Validations

Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Morbi dapibus dolor sit amet metus suscipit iaculis. Quisque at nulla eu elit adipiscing tempor.

Usage Policies